domingo, 29 de março de 2015

Mais sobre Porto Alegre: Mateando no Guaíba.

Olá!

Hoje vou falar um pouco mais sobre lugares. Como prometido, ainda sobre o que visitei e as impressões que tive da cidade de Porto Alegre - RS.

No meu segundo dia lá fui conhecer a orla do Guaíba e seu famoso pôr do sol.  

Apesar de ser considerado por muitos como um rio, o Guaíba é um grande lago ao qual a cidade de Porto Alegre está histórica e culturalmente ligada, desde a chegada dos primeiros casais açorianos até o atual desenvolvimento econômico da região.

A beira deste lago está localizada a Usina do Gasômetro, uma antiga usina de geração de energia, que, apesar do nome, era movida a carvão mineral. O complexo arquitetônico recebeu esse nome devido à proximidade de uma antiga usina de gás localizada na região. O tal "Gasômetro" fazia referência a área onde hoje está a Usina, chamada de Volta do Gasômetro.

Em 1970 ela foi desativada e, devido a reação da sociedade diante da possibilidade de demolição, foi reformada e transformada em centro cultural. Hoje é um dos pontos mais tradicionais da cidade para ver o pôr do sol, além de ser palco de diversas manifestações artísticas.

Finalzinho do pôr do sol
Infelizmente não cheguei a tempo para ver o espetáculo completo, mas o pouco que vi realmente faz jus à fama. Eu, particularmente, amo apreciar um pôr do sol, então valeram a pena os poucos minutos de contemplação.

O lugar em si me decepcionou um pouco, pois, por se tratar de um ponto turístico, estava bem abandonado: As poucas áreas onde havia algum verde estavam bem mal cuidadas. O restante era apenas areia, passando aquela impressão de algo sem vida, sabe? O que achei legal é que um projeto de revitalização desta área está em andamento e, pelo que li a respeito, ficará muito bom. Torço para que o projeto saia do papel, os gaúchos e os turistas agradecem. :)

Fotinho by Google: Vista noturna do Gasômetro. 


Antigos fornos da Usina
Nas paredes, a história
Dentro da Usina o clima é meio bizarro a noite: poucas pessoas circulando, apenas o piso térreo iluminado e com uma exposição de arte. 


Há uma cafeteria no último andar não muito atraente e um senhor no balcão de informações um pouco mal humorado. 

Apesar de as impressões parecerem um pouco negativas, gostei bastante de conhecer. Um som de piano ao fundo de todo esse cenário deixou o ambiente mais leve e acolhedor.

Só não recomendo ficar andando por lá a noite, os próprios guardinhas me falaram que não é aconselhável. Me senti mais segura pela presença deles e também por ter Wi-Fi liberado, o que facilitou a procura por um táxi.

O próximo post ainda será sobre Porto Alegre, mas dessa vez com menos cultura e mais gostosuras, rs!

Um beijo,

Gá.



Endereço da Usina do Gasômetro:
Avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro, Porto Alegre - RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário