quarta-feira, 8 de abril de 2015

Do sul ao Nordeste... Bem vindos à Ilha do Amor!

Boa tarde!!

Finalmente consegui parar e colocar as novidades em dia aqui para vocês! Aproveitei o feriado para atravessar o país e visitar São Luís do Maranhão. É a segunda vez que visito a cidade e já estou planejando a terceira...

Os próximos posts serão sobre o que visitei dessa vez por lá e que merece ser compartilhado.

Vocês sabiam que a cidade de São Luís é conhecida como Ilha do amor, cidade dos azulejos, capital brasileira do reggae, patrimônio da humanidade, capital brasileira da cultura? Pois é. Essa cidade exala cultura e riqueza histórica... Por isso vou começar esta sequência de publicações contando sobre o charmoso Centro Histórico, localizado no bairro de Praia Grande.

Tive o privilégio de passear por lá e ter uma aula de história ao mesmo tempo com o querido Bruno Leone, que é jornalista, publicitário, Mestre em Línguas, Literaturas e Culturas e Doutorando em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra. Ou seja: Uma verdadeira enciclopédia! Adorei!

Bom... continuando...

Conhecido também como Reviver, esse lugar reúne grande parte do acervo cultural de São Luís e foi tombado pela Unesco como patrimônio histórico. O casario colonial é formado por cerca de três mil construções que nos conduzem a uma viagem ao século XVIII, quando os portugueses tomaram a cidade dos franceses.

Muitos acham que o nome do bairro é Reviver, mas na verdade este é o nome do projeto de revitalização do Centro Histórico realizado em 1987, que teve como objetivo resgatar o que de mais rico a ilha guarda de séculos passados, a sua história.

Dá pra passar uma tarde inteira caminhando por lá, observando os famosos azulejos portugueses (há também exemplares franceses, belgas e alemães) aplicados nas fachadas das residências no século XIX, e os detalhes dos sobrados restaurados que se espalham por ruas de pedra, becos, ladeiras e praças.

Algumas das várias ruas do Centro Histórico


Algumas das construções que mais me chamaram atenção: A Casa da Tulhas, a Igreja da Sé, o Teatro Arthur Azevedo e o Palácio dos Leões, sede do governo do estado.

Igreja da Sé - merecia quase um post exclusivo. Ela é linda demais!

Palácio dos Leões

O Restaurante com as Namoradeiras na janela

Teatro Arthur Azevedo - Maravilhoso!!!

A Casa das Tulhas é tipo um mercado público: na parte externa há lojas, restaurantes, bares e lojas de artesanato; e na parte interna são vendidos produtos típicos como a cachaça, o camarão seco e outras iguarias maranhenses. O maranhense tem o costume de comer camarão seco inclusive com açaí. Mas nem vou entrar nos detalhes da culinária, pois isso precisaria de um post exclusivo!

Fachada e algumas iguarias vendidas na Casa da Tulhas


Aliás, falando em post exclusivo, o que mais gostei de conhecer dessa vez no Centro Histórico foi a Casa do Maranhão. Pensei em contar sobre ela hoje mesmo, mas acho que já me estendi demais. Prometo contar tudo sobre essa casa recentemente inaugurada na continuação do tour pela capital maranhense aqui no Blog. E então quero aproveitar e contar algumas particularidades e costumes do povo maranhense que eu adoro!

Gostaram de saber sobre o Centro Histórico? Me contem!

Eu e Bruno Leone

Faço questão de agradecer ao Bruno por toda atenção! Aliás, quem quiser saber mais sobre o que acontece no Maranhão, ele escreve para o Jornal Pequeno, um importante jornal de lá





Um beijo,


Gá.



Blog do Bruno: http://blog.jornalpequeno.com.br/brunoleone

Nenhum comentário:

Postar um comentário